Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que sete entre os dez municípios mais violentos do Brasil em 2023 ficam na região Nordeste.
O ranking é liderado por uma cidade localizada na região Norte: o município de Santana, no Amapá, que faz divisa com a capital do estado, Macapá.
No ano passado, a taxa de mortes violentas intencionais em Santana (AP) foi de 92,9, representando um aumento de 88,2% em relação ao ano anterior. O estado ainda possui outro município na lista, Macapá, que registrou uma taxa de 71,3 em 2023. Macapá foi a única capital brasileira a figurar entre os dez municípios mais violentos do país.
Das sete cidades nordestinas listadas entre as mais violentas, seis estão na Bahia: Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Eunápolis. Dessas, duas, Camaçari e Simões Filho, estão na região metropolitana de Salvador.
O outro município do Nordeste que integra o ranking é Maranguape (CE), situado na região metropolitana de Fortaleza.
A lista também inclui a cidade de Sorriso (MT), localizada a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. No final do ano passado, um trágico incidente ocorreu em Sorriso, onde uma mulher de 46 anos e suas três filhas foram assassinadas em casa por um pedreiro que trabalhava em uma obra vizinha.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública explica que a taxa de mortes violentas intencionais agrega vítimas de homicídio doloso (incluindo feminicídios e policiais assassinados), roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais.