O pianista, arranjador e produtor musical Sérgio Mendes será homenageado em sua cidade natal, Niterói, com a renomeação do Cine Icaraí, agora batizado como Cine Concerto Sérgio Mendes. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael, que também revelou a instalação de uma estátua do renomado músico na Praça Getúlio Vargas, localizada no mesmo bairro, em frente ao antigo bar Petit Paris – local onde Mendes deu os primeiros passos de sua carreira.
Natural do bairro de Icaraí, Sérgio Mendes começou a se apresentar no Le Petit Paris aos 16 anos, quando seu cachê era compos.
O antigo Cine Icaraí será transformado em um complexo cultural, que abrigará a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, servindo como local para seus ensaios e apresentações.
Sérgio Mendes, que se mudou para Los Angeles em 1964, no início do regime militar no Brasil, alcançou reconhecimento internacional, mas sempre ressaltou a influência de Niterói em sua carreira musical. O renomado artista faleceu nesta sexta-feira (06), aos 83 anos.