Dois alunos de Niterói, Yasmim da Silva Meira, de 16 anos, e Bernardo Marinho Lima, de 17, estão prestes a viver uma experiência transformadora. Na última sexta-feira (5), eles embarcaram para a França, onde passarão duas semanas estudando na cidade de Vichy.
Estudantes do Ciep 449-Governador Leonel de Moura Brizola-Intercultural Brasil-França, em Charitas, Niterói, Yasmim e Bernardo conquistaram a viagem ao vencer um concurso promovido pela instituição independente francesa Label France Éducation, com apoio da Embaixada da França. Eles foram os únicos dois estudantes da América do Sul a garantir essa oportunidade.
Durante o intercâmbio, os jovens participarão de um curso intensivo no centro de aprendizagem Cavilam. A programação inclui oficinas pedagógicas, concertos, passeios e atividades culturais, proporcionando uma imersão completa na língua e na cultura francesas.
Além dos estudantes, as professoras de francês Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, também do Ciep 449, embarcarão nesta semana para um período de 15 dias de formação acadêmica em Bordeaux. Elas foram selecionadas pela mesma organização francesa e conseguiram duas das quatro vagas oferecidas para a América Latina.
Participaram da iniciativa estudantes e professores de colégios que possuem o selo Label France Éducation, uma marca de excelência concedida a escolas que promovem o ensino de qualidade da língua francesa e incluem disciplinas ministradas em francês em seus currículos.
“Espero praticar bastante durante esse período em Vichy. O francês é uma língua muito bonita e vai ser importante para a minha vida profissional”, disse Yasmim ao site da Secretaria Estadual de Educação.
Bernardo também expressou sua empolgação: “Sempre foi um sonho conhecer a França, e essa vitória é um motivo de orgulho para mim e para a minha família”.
Cícero Tauil, diretor da escola, ressaltou os bons resultados da instituição em desafios como o Enem, o ingresso em universidades públicas e a obtenção de bolsas de iniciação científica. “Essa oportunidade de formação na França é a continuidade de um projeto de educação pública de excelência que desenvolvemos aqui”, afirmou.
O selo Label é concedido pela LabelFranceÉducation, que valoriza e acompanha escolas estrangeiras que dão destaque à língua francesa em seus projetos educativos. No caso do Ciep 449, o currículo inclui disciplinas como Biologia, Sociologia, Matemática e Projeto de Vida ministradas em francês, conferindo à escola o selo Label II.
Yasmim e Bernardo estão prontos para aproveitar ao máximo essa experiência única, que certamente abrirá portas para o futuro acadêmico e profissional dos dois jovens promissores de Niterói.