Parte da fachada de uma academia localizada no 4º andar do Centro Comercial Icaraí, conhecido como “Shopping das Galinhas”, desabou na madrugada deste domingo (7), assustando moradores e pedestres na Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí. Felizmente, não houve feridos.
Imagens feitas por moradores mostram pedaços de concreto espalhados na calçada, vidros quebrados e parte da calçada interditada por segurança. Comerciantes que chegaram ao local pela manhã se surpreenderam com a destruição. “Viemos aqui para pintar nossa loja, mas fomos surpreendidos com a destruição do quarto andar. Por conta do ocorrido, não podemos entrar no prédio porque está interditado”, relatou um dos lojistas.
De acordo com testemunhas, a academia estava passando por obras, mas o síndico do centro comercial preferiu não comentar o acidente. Dois carros foram atingidos pelos escombros, mas apenas um deles sofreu danos significativos. O vigia que estava no local no momento do desabamento não ficou ferido.
A Defesa Civil de Niterói interditou o prédio e parte da rua em frente ao shopping. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou a limpeza na parte externa, enquanto a Nittrans sinalizou a via interditada. A prefeitura informou que o imóvel estava desocupado durante a vistoria e que uma nova inspeção será realizada para avaliar os danos internos.
O Centro Comercial Icaraí, localizado em uma área privilegiada de Icaraí, é um ponto tradicional na região, abrigando diversas lojas de prestação de serviços. A administração do condomínio informou que o desabamento teve origem nas obras do 3º andar, de propriedade privada, e que está em contato com os engenheiros responsáveis para averiguar as causas do acidente. A administração também afirmou que o condomínio está em dia com todas as obras de conservação e que a retirada das estruturas penduradas já está sendo providenciada para desinterditar o local.
Ainda não há informações sobre as causas exatas do desabamento, e a Defesa Civil segue tentando contato com os responsáveis pela obra.
Vídeo: Divulgação